PÁGINAS

domingo, 28 de agosto de 2011

EM POUCAS PALAVRAS


Nascido em Linhares ES no ano de 1977, lembro de fatos da minha vida a partir de 1982 morava em Governador Lindenberg ES o qual ainda era Distrito do Município de Colatina até 1997. Mas, minhas memórias escolares, é a partir de 83/84/85, respectivamente, pré-escola, primeiro ano, segundo ano. Até este momento ainda vivia com meus familiares. A partir de 1986 minha vida já havia tomado outros rumos. Já não morava com meus pais e familiares. Sempre tive entusiasmo para os estudos, desde a o jardim de infância fazia questão de acordar cedo e ir para a escola, mas nem sempre tive a oportunidade de estudar no tempo certo por motivos que vão ser aqui comentados. Logo cedo por questões familiares fui impedido de seguir meus estudos. Já não vivia com meus familiares e aos 08 anos de idade a responsabilidade da vida já se fazia presente em meu cotidiano. Após concluir o quarto ano primário e vivendo com uma família conhecida de meus pais não podia mais estudar. Nesta casa permaneci e não pude dar seqüência aos estudos e até aos 14 anos meus dias se faziam executando afazeres rurais como ordenha de leite, alimentação de animais, e outras atividades de caráter típico do campo no interior do Município de Colatina. Projetando uma mudança de vida e querendo mesmo deixar aquela inóspita situação, aos 14 anos deixei aquele local e partir em busca de novas oportunidades o que não mudou muito, agora recebia por meu trabalho, porém ainda não podia voltar à sala de aula. Somente em 1993, aos 16 anos, no Ensino Fundamental no período noturno na cidade de Lajinha de Pancas, onde eu morava com parentes do meu pai, tive a oportunidade de recomeçar no 5º Ano minha caminhada nos estudos. As dificuldades sempre fizeram parte da minha vida, e em diversos momentos sentia a fraqueza tomar conta de um corpo e uma mente não tão forte. Mas a vontade de mudar de vida foi mais perseverante e levando em conta que seria por meio da educação esta realização passei a por como prioridade minha vida escolar. Migrando sempre de cidade em cidade que melhor oferecesse recursos e condições para trabalho e estudo que foram galgadas passo a passo as dificuldades. Chegar à universidade foi um sonho realizado, conseguir esta vitória representa muito mais que uma conquista, mais que uma simples proposta de vida. O tamanho do contentamento não pode ser dimensionado apenas pelo sentimento de alegria, de realização. Estar na universidade faz pensar que isso projeta algo maior que meu próprio espírito possa compreender.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Mesmo já conhecendo um pouquinho dessa história...foram palavras que me fizeram emocionar... Parabéns por toda essa garra, essa vontade de viver e vencer!

    bjinhus no sorriso

    ResponderExcluir

OBRIGADO, E SE LEU E GOSTOU DEIXE SEU COMENTÁRIO