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domingo, 2 de outubro de 2011

SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA


UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA ESTUDO DO LIVRO “CONVERSAS COM LINGUISTAS - Virtudes e controvérsias da lingüística”
ORIENTADOR: Prof. Adrete Grenfell
ALUNOS: Lucimar Simon e Stephanie Matos
AUTORES: Francisco Gomes (p. 91-96) e Margarida Salomão (p. 183-192)

Maria Margarida Martins Salomão

Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, de onde também foi reitora. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de coordenar pesquisa interinstitucional na área de linguística cognitiva.

Francisco Gomes de Matos

Professor de lingüística do departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. É doutor em lingüística aplicada e orienta teses e dissertações no Programa de Letras e Linguística da UFPE. Escreveu, entre outros trabalhos, Linguística aplicada ao ensino de inglês, Pedagogia da positividade, Comunicação construtiva em português, Comunicar para o bem, e Rumo à paz comunicativa.

O livro traz definições e conceitos de lingüistas renomados a respeito de seu objeto de estudo, além de sua aplicação e papel no século XXI.
Margarida Salomão e Francisco Gomes possuem idéias convergentes a respeito de língua, linguagem, bem como sua relação com sociedade, pensamento e cultura.

Não há conflito, mas, pelo contrário, cada um, a seu modo, contribui para uma melhor reflexão e entendimento acerca da linguística, seu estudo e aplicação no mundo. É possível conceber, após o estudo do livro, a ideia de abrangência e complexidade que possui a ciência da linguagem. Segundo Francisco Gomes, “a lingüística, como ciência da linguagem e das línguas também interessa a dimensões que transcendem propriamente o estudo lingüístico.”

“Pode-se dizer que a linguística executa duas tarefas principais: o estudo das línguas particulares como um fim em si mesmo, com o propósito de produzir descrições adequadas de cada uma delas, e o estudo das línguas como um meio para obter informações sobre a natureza da linguagem de um modo geral, buscando verificar o que há de universal e inato, o que há de cultural e adquirido, entre outras coisas”. (RESUMO DE MARTELOTTA, 2008).

Este texto foi destinado como roteiro de orientação para os colegas de classe na apresentação do seminário supracitado. Desde já aqui agradeço a colaboração da colega de seminário Stephanie Matos e a professora Adrete.

(Lucimar Simon)

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