PÁGINAS

domingo, 29 de maio de 2011

AGORA É REAL

Sim, agora é real. Terça feira dia 24/05/2011 foi efetivada minha matrícula no Curso “LICENCIATURA DUPLA: PORTUGUÊS / ESPANHOL” da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Algumas pessoas disseram que eu estou louco querendo ficar mais quatro anos em sala de aula em outra graduação. Bem, tenho opiniões contrárias a essa, e a minha também é contrária a ser inútil uma segunda graduação. Os argumentos a favor são muitos nem vou perder letras aqui os elencando, vou apenas expor o maior deles, e os menores imaginem os leitores quais seriam. O maior motivo é que eu quero, e estou muito bem e tranqüilo para ficar estes anos em um novo curso. Bem, o caso é que se lerem o texto abaixo verão que as possibilidades se ampliam com este curso e a formação nos promete um amplo conhecimento geral. Vou estar aqui todos os domingos publicando textos e narrando algumas experiências vividas durante esta nova trajetória da minha vida. A todos um abraço.

(Lucimar Simon)

domingo, 22 de maio de 2011

DESCREVENDO O CURSO LETRAS ESPANHOL

Esse curso visa essencialmente à formação de um profissional que conheça e saiba utilizar as línguas Portuguesa e Espanhola e suas literaturas, nas formas orais e escritas, além de todas as suas manifestações literárias e culturais em seus diversos registros de linguagem. É função primordial de tal profissional acompanhar a evolução da sociedade, permitindo a outros cidadãos, por meio de sua orientação, o desenvolvimento de capacidades de melhor aproveitamento dessas línguas e suas literaturas, como forma de aquisição de conhecimento e expressão de sua vontade.

O curso permite ao aluno Melhorar o nível de uso das línguas Portuguesa e Espanhola em quatro frentes: desenvolver o conhecimento dos fatos lingüísticos ou gramaticais. Ampliar a prática da produção do discurso, tanto oral, quanto escrito, aperfeiçoar a capacidade de análise de textos e promover a prática pedagógica no ensino das várias linguagens, com uma formação ampla, sempre ligada à proteção ao meio-ambiente enfatizando a biodiversidade e a multiplicidade cultural. Preparar-se para uma grande multiplicidade de tarefas. E em urgente adaptação, acompanhar as novas necessidades da educação e da cultura em geral. Contribuir para desenvolver, no ser humano em geral, o senso crítico e estético, a sensibilidade e o próprio conhecimento da diversidade cultural dos povos. Pesquisar as diferentes linguagens no mundo, especialmente das comunicações, na sala de aula. Não se deve restringir a ação do curso de Letras somente ao magistério. O curso pode proporcionar vantagens e aberturas muito mais amplas.

O profissional formado em Letras Espanhol será qualificado para o trabalho em instituições educativas, escolares e não-escolares, atuando na docência ou em outras dimensões das atividades educacionais. Também estará habilitado a atuar na educação básica como professor de Língua e Literatura Portuguesa, Língua e Literatura Espanhola. Poderá trabalhar com o ensino de Português para falantes de outras línguas e em áreas profissionais que exijam domínio de conteúdos específicos constantes da matriz curricular. A abrangência e flexibilidade da proposta pedagógica do curso aposta na formação de um profissional investigativo, ético e competente que se comprometa com o gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional e que possua autonomia intelectual para buscar e construir conhecimentos e práticas que possam contribuir para a construção de um mundo melhor. As principais linhas de atuação dos profissionais de Letras-Português Espanhol são: Professor de Língua Portuguesa e Espanhola nos níveis fundamental, médio e superior. Pesquisador de centros especializados. Revisor e Redator; Assessor parlamentar e de comércio exterior. Consultor de Empresas e Políticos. Empresário de ensino particular.

(Lucimar Simon)