PÁGINAS

domingo, 28 de agosto de 2011

EM POUCAS PALAVRAS


Nascido em Linhares ES no ano de 1977, lembro de fatos da minha vida a partir de 1982 morava em Governador Lindenberg ES o qual ainda era Distrito do Município de Colatina até 1997. Mas, minhas memórias escolares, é a partir de 83/84/85, respectivamente, pré-escola, primeiro ano, segundo ano. Até este momento ainda vivia com meus familiares. A partir de 1986 minha vida já havia tomado outros rumos. Já não morava com meus pais e familiares. Sempre tive entusiasmo para os estudos, desde a o jardim de infância fazia questão de acordar cedo e ir para a escola, mas nem sempre tive a oportunidade de estudar no tempo certo por motivos que vão ser aqui comentados. Logo cedo por questões familiares fui impedido de seguir meus estudos. Já não vivia com meus familiares e aos 08 anos de idade a responsabilidade da vida já se fazia presente em meu cotidiano. Após concluir o quarto ano primário e vivendo com uma família conhecida de meus pais não podia mais estudar. Nesta casa permaneci e não pude dar seqüência aos estudos e até aos 14 anos meus dias se faziam executando afazeres rurais como ordenha de leite, alimentação de animais, e outras atividades de caráter típico do campo no interior do Município de Colatina. Projetando uma mudança de vida e querendo mesmo deixar aquela inóspita situação, aos 14 anos deixei aquele local e partir em busca de novas oportunidades o que não mudou muito, agora recebia por meu trabalho, porém ainda não podia voltar à sala de aula. Somente em 1993, aos 16 anos, no Ensino Fundamental no período noturno na cidade de Lajinha de Pancas, onde eu morava com parentes do meu pai, tive a oportunidade de recomeçar no 5º Ano minha caminhada nos estudos. As dificuldades sempre fizeram parte da minha vida, e em diversos momentos sentia a fraqueza tomar conta de um corpo e uma mente não tão forte. Mas a vontade de mudar de vida foi mais perseverante e levando em conta que seria por meio da educação esta realização passei a por como prioridade minha vida escolar. Migrando sempre de cidade em cidade que melhor oferecesse recursos e condições para trabalho e estudo que foram galgadas passo a passo as dificuldades. Chegar à universidade foi um sonho realizado, conseguir esta vitória representa muito mais que uma conquista, mais que uma simples proposta de vida. O tamanho do contentamento não pode ser dimensionado apenas pelo sentimento de alegria, de realização. Estar na universidade faz pensar que isso projeta algo maior que meu próprio espírito possa compreender.

(Lucimar Simon)

domingo, 21 de agosto de 2011

A BUSCA PELO PRAZER


Busca-se novo momento. Incrível esta busca por um prazer real o sonho limita, mas não deixar de nos fazer querer viver a intensidade do prazer. Qual prazer limita esta vontade? Não sabemos. O saciar desse instinto se esconde e se revela quando bem quer, e como sabemos este também não se faz e faz presente em diversos aspectos. Como saber onde parar a incansável busca pelo prazer? Sublinhamos caminhos, atravessamos rios e mares, adentramos florestas calorentas, escalamos montanhas geladas, somos aventureiros, nos arriscamos nos deleitamos a beira das estradas, escondemos em cavernas e nos comportamos como primatas e aos berros e urros comparados aos de grandes ursos ao acordarem da hibernação somos vistos nas manhas de corpos revigorados. Somos assim, e buscamos e fazemos coisas incríveis quando nos destinamos A BUSCA PELO PRAZER.

(Lucimar Simon)

domingo, 14 de agosto de 2011

A ARTE DAS ARTES


Mesclar, sair do cotidiano, renovar-se a cada dia, inventar, criar oportunidades, fazer dias melhores, sorrir, fazer sorrir, brincar, tudo isso e mais outras diversas coisas estão atreladas a arte das artes. A arte de fazer arte aglutina, espelha, faz refletir algo maior que a própria alma que a produz. A arte de fazer arte revela, elucida, trabalha o imaginário incontestavelmente produzido no mais intimo ser promitente da transformação induzida pelo feitor da arte das artes. Transformar, induzir, produzir efeitos estonteantes sendo assim formas indubitáveis deste artista que pela arte das artes invade teus sonhos e planta neles a semente do bem viver, a semente do sonhar. Ali esta a semente incubada pelo artista da arte pela arte. Ele rega e cuida da bela semente que da longa germinação propiciará uma linda flor. Esta arte das artes tem nome e profissão. Parabéns professores da vida e de vidas por exemplificarem e produzirem artes das artes nos homens e mulheres, nos meninos e meninas que se concretizam artes das artes.

“A arte. Isto é, a arte das artes está em formar o homem, o qual é o mais versátil e o mais complexo de todos os animais”.

(Lucimar Simon)

domingo, 7 de agosto de 2011

DEPOIS DE UMA SEMANA


Então, esta semana foi à primeira de muitas que virão dentro do curso de LETRAS ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES. Sob o numero 2011204609 estou matriculado nas disciplinas seqüenciais do curso, é isso, escolha é escolha. Bola pra frente, difícil? Sim, claro, não será fácil, se estou gostando? Sim, claro, nada de muito impossível, que já viveu, sabe viver de novo. Novos amigos, pessoas legais. Vamos viver, vamos querer tudo, tudo mesmo. Vamos viver. Viver tudo, tudo mesmo. Penso ser uma ótima forma de amadurecer os conhecimentos já adquiridos, penso que assim seja um amadurecimento, então fica assim...

(Lucimar Simon)