PÁGINAS

domingo, 25 de setembro de 2011

SONETO DA LOUCURA

A minha casa pobre é rica de quimera
e se vou sem destino a trovejar espantos,
meu nome há de romper as mais nevoentas eras
tal qual Pentapolim, o rei dos Garamantas.

Rola em minha cabeça o tropel de batalhas
jamais vistas no chão ou no mar ou no inferno.
Se da escura cozinha escapa o cheiro de alho,
o que nele recolho é o olor da glória eterna.

Donzelas a salvar, há milhares na Terra
e eu parto em meu rocim, corisco, espada, grito,
o torto endireitando, herói de seda e ferro,

e não durmo, abrasado, e janto apenas nuvens,
na férvida obsessão de que enfim a bendita
Idade de Ouro e Sol baixe lá das alturas.

Poesia de: Carlos Drummond de Andrade

(Lucimar Simon)

domingo, 18 de setembro de 2011

VESTUFES 2012: INSCRIÇÕES COMEÇAM DIA 27/09/2011


A Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da UFES divulgou o edital de abertura das inscrições para o VestUfes 2012. As inscrições poderão ser feitas do próximo dia 27 a 25 de outubro, somente pela internet, em www.ccv.ufes.br. Todos os candidatos deverão estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011), cujas notas equivalem à primeira etapa do VestUfes 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 55,00.

Este ano a UFES oferece 4.255 vagas em 78 cursos de graduação, nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; de Alegre; e de São Mateus. Os candidatos que optarem pela reserva de vagas deverão estar cadastrados na Secretaria de Inclusão Social (SIS) da UFES. O manual do candidato, com todas as informações sobre o VestUfes 2012 estará disponível, inclusive para download, a partir da abertura das inscrições no endereço www.ccv.ufes.br. As provas de redação e discursivas específicas da segunda etapa do VestUfes 2012 serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de novembro, nas cidades de Vitória, Alegre, Colatina, Cariacica, Guarapari, São Mateus, Serra e Vila Velha. O edital de matrícula será publicado pela Pró-Reitoria de Graduação no dia 28 de janeiro.


(Lucimar Simon)

domingo, 11 de setembro de 2011

A INTENSIDADE QUE ENVOLVE


Não posso negar, fiquei assim, intensamente atordoado, bem, fiquei assim, intensamente em pensamentos extras. Então devemos medir? Devemos mesmo medir esta intensidade? Onde começa? Onde termina? E mais importante, onde vai chegar? Algo que começou do “nada” pode assim tão intensamente dominar tudo? Pode-se medir? A intensidade, de um beijo, de um amor, de um sorriso, de uma amizade, de um olhar, de um abraço, de um desejo? Desculpe, mas não acredito que possa terminar este texto com algumas mínimas afirmações, tão logo afirmo que acrescentarei diversas interrogações, que pode servir para amparar a dúvida que intensamente tenho, ou acalentar a minha sede de tentar testar todas as hipóteses. Repito sempre a palavra intensidade com o objetivo de intensificar a palavra por um valor real que vem classificar a notoriedade de entender A INTENSIDADE QUE ENVOLVE.

Obs. Se fosse pra simplificar eu não escreveria, desculpe!

(Lucimar Simon)

domingo, 4 de setembro de 2011

A ESCOLHA


Há momentos na vida que você tem que decidir, devendo sempre fazer escolhas, a todo o momento somos forçados a escolher algo, ou optar por um ou outro artigo de compra uma ou outra marca de objeto ou alimento, somos movidos pelas escolhas e essas podem significar, continuidade ou interrupção de algo.

Olhe para o Céu faça um pedido, quando este for atendido vira com outra oportunidade que forçara você a escolha, levara você a uma opção. Hoje fiz uma escolha entre postar este texto e não, bem parece que resolvi postar, e ai esta ele com suas linhas e limitações, mas o objetivo aqui não é fazer menção a minha falta de vontade de escrever, não porque essa esta faltando e sim porque há uma duvida em que escrever.

Quando você fechar os olhos e encostar sua cabeça no travesseiro deve pensar em algo, e este algo refletira em seu sono, ontem fiz isso, ai sonhei, sonhei com um mundo deserto, sombrio e ao fim deste mundo um caminho que levava a um pequeno facho de luz, aproximando percebi que estava em um terreno perigoso e que teria que retornar antes do amanhecer.

Estamos chegando ao fim deste caminho, a luz fica mais forte, aproximo e faço aquela velha e impertinente pergunta: quem é você? E no fundo não obtive logo a resposta que veio após uns segundos sôfrega e lenta e dizendo ser meu subconsciente, estendia duas mãos a minha frente que portava dois potes redondos com tampas verdes, e pediu que em um deles tocasse.

Elevei a minha mão direita, mas ante que tocasse em um dos potes uma advertência, foi cortante e fria, “sua escolha pode significar sim ou não para o fim de seu pesadelo, sua escolha pode ser o recomeço ou fim de uma vida tumultuada e indiferente”. Sem pensar, toquei, em seguida o alarme do celular ouvir e era o inicio de um novo dia, e novas escolhas. Você está pronto para essas escolhas? Pense nisso!

(Lucimar Simon)